Os básicos e os looks comfy práticos estão reinando na moda há um tempo e nós achávamos que eles não destronariam tão cedo. Após o boom de tendências das décadas 90/2000 surge uma nova tendência na área. E ela é colorida, carregada e cheia de história.

Agora é a vez dos anos 60 e antes de torcer o nariz pra essa trend que vem forte por aí, vamos te mostrar o porquê nós estamos contentes com esse retorno.

Além das estampas e stylings baladeiros dessa década, que fogem de qualquer minimalismo que estamos habituadas, as modelagens são marcantes e acompanhando essa trend, assistimos o reaparecimento de uma das peças mais marcantes, tanto para moda quanto para o movimento feminista da época: A minissaia.

Imagem: Pinterest

Considerada um símbolo da liberdade feminina, a minissaia nasceu das mãos da estilista Mary Quant, uma londrina autodidata, inventiva, teimosa e com uma mentalidade comercial.

 Além de ser extremamente habilidosa com marketing, Quant era uma estilista diferenciada, que popularizou trajes sportwear usados de formal casual por mulheres, além de outros designs modernos para época.

Seu nome se consolidou depois de ter elevado as bainhas das saias e vestido até MUITO acima do joelho e ter criado o comprimento mini. Saias e vestidos extremamente curtos se tornaram a marca registrada da estilista e foram popularizadas pela modelo mais conhecida da época, Twiggy.

Hoje pode parecer só uma saia, mas na época onde as mulheres frequentavam praia e piscinas de calção, deixar as pernas à mostra no dia a dia foi um ato político, para afirmar que seus corpos eram livres e muito mais que isso, elas eram donas deles e mais ninguém.

Imagem: Pinterest

Então nada mais justo do que fazer jus à peça que já foi um dia proibida, e botar as pernocas pra jogo agora que o verão está chegando. Vem ver os modelinhos de mini da Zio e aproveite para criar um styling bem 60tinha com essa peça que nunca saiu dos nossos armários.

Clique aqui e confira todas as saias da Zio.