Falar sobre o universo é sempre muito inspirador, mas falar sobre a lua é algo ainda mais especial! Para uns, ela pode ser apenas uma luz que surge no céu durante a noite. Mas, para nós e, com certeza, para você também, ela possui muita ligação com nosso corpo, nossos sentimentos e com a nossa alma! 

Estamos prestes a começar um novo ciclo e após esse ano repleto de desafios e dificuldades, nada melhor do que finalizar 2020 em outra vibe! Mana, esse é o momento de se permitir. De reconhecer sua evolução até aqui e se abrir para novos conhecimentos! Quando a gente entende e aprende a lidar com o que está ao nosso redor, as mudanças refletem no nosso interior.  Pra começar o ano bem plena, bora aprender com a Zio! Vamos te explicar mais sobre os principais acontecimentos astronômicos da lua! 

Pronta pra uma expedição rumo a lua? Aperte os cintos, more! O conteúdo de hoje é para as loucas dos astros e do céu!

Para continuar essa leitura entrando na vibe, fizemos uma playlist pra você.

PLAYLIST UNIVERSO ZIOVARA

Primeira parada: Eclipse

Um eclipse acontece quando um corpo entra na sombra de outro, ou seja, quando a lua entra na sombra da terra, ocorre o eclipse lunar e quando acontece o contrário, chamamos de eclipse solar. 

O eclipse total ocorre quando o disco inteiro do sol está atrás da lua, mas também pode surgir parcialmente. 

Os eclipses são um dos eventos mais espetaculares do céu. Quer saber quando você pode ver eles no próximo ano? Anota aí! 

26 Maio 2021Eclipse Lunar05:25 graus de Sagitário
10 Junho 2021Eclipse Solar19:47 graus de Gêmeos
19 Novembro 2021Eclipse Lunar27:14 graus de Touro
04 Dezembro 2021Eclipse Solar12:22 graus de Sagitário

Próxima expedição: Equinócio e Solstício

Esses são fenômenos que marcam a mudança das estações do ano. Estão diretamente relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. 

Em um Equinócio, o dia tem exatamente a mesma duração da noite. O fenômeno faz com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma proporção de luz e de escuridão. Sempre acontecem na primavera e outono.

Em 2021 o Equinócio da Primavera ocorrerá em 20 de março e o de Outono em 23 de setembro.

Já nos Solstícios, a luminosidade ao redor do globo não é igual, o que gera dias maiores que noites, ou vice-versa. Em um Solstício de Verão, o dia é mais longo e, no Solstício de Inverno, a noite é mais longa. O inverno entrará em 21 de junho e o verão em 21 de dezembro.

Legal, né? Já imaginou viver com mais horas para apreciar um céu estrelado?! Seria tudo!

Mas agora vamos voltar pra nossa aula astronômica. 

Nossa terceira parada é nada menos do que: Super lua!

Ocorre quando a lua ocupa a posição mais próxima da terra em fase nova ou cheia, o que possibilita enxergarmos nosso querido astro ainda mais de perto e muito maior! 

Se você quer muito ver esse evento acontecer no próximo ano, já anota as datas aqui:

27 Abril 2021Super lua em fase de lua cheia
26 Maio 2021Super lua em fase de lua cheia
04 Dez 2021Super lua em fase de lua nova

Interrompemos nossa programação para uma ligação muito importante:

“Alô, Nasa? É aqui da Ziovara! Pode me mandar um certificado, por favor? Estamos especialistas em todos os acontecimentos lunares. Bjos querida, obrigada!”

Voltando para nossa expedição, chegou a hora das cores!

Começando pela cor mais quente: Lua Azul

Este não é um evento astronômico, mas sim a representação de um ciclo lunar especial onde a lua cheia aparece duas vezes no mesmo mês. Acontece devido a diferença entre o calendário do ciclo que usamos com o gregoriano. Normalmente ocorre a cada dois anos. 

A última Lua Azul ocorreu em outubro de 2020 e a previsão para a próxima é apenas nos dias: 01 de agosto de 2023 e 31 de agosto de 2023.

Às quartas usamos… Lua Rosa!

A Lua Rosa está presente em tradições indígenas. É celebrada quando a lua cheia marca a chegada da primavera. Mas ela também pode ser caracterizada como um fenômeno astronômico, pois acontece quando a lua fica do lado oposto da Terra em relação ao Sol. 

Ela acontecerá atrelada com a Super Lua, em 27 de abril de 2021. (Anote aí pra não perder!)

E para finalizar nossa viagem lunar, vamos com a mais bela: Lua vermelha

Esse fenômeno pode ser causado por duas situações. Normalmente ocorre quando a Lua está baixa no céu, logo após nascer, ou antes quando ela está prestes a se definir abaixo do horizonte. 

Outra causa comum é a presença de partículas no ar que podem afetar a cor, como por exemplo queimadas, poluição ou erupção vulcânica. Quando vemos uma lua vermelha, no alto do céu, provavelmente é porque há uma grande quantidade de poeira no ar. 

Por ter duas causas, pode ocorrer aleatoriamente devido a poluição da atmosfera, porém o evento está previsto ocorrer no dia 25 de abril de 2032.

E chegamos ao fim de nossa expedição! Todes formades pela Nasa, sim ou claro?!

Essa foi uma pesquisa feita com muito carinho para vocês se informarem e começarem o ano com a melhor energia possível. Estamos conectados com a lua e também com todos os astros. 
Gostou dessa imersão e quer continuar sua expedição espacial? 

Se liga nesse top filmes com a temática:

Boa viagem! E lembre-se: “Cada um de nós é um universo!”

Confira todos os produtos do Universo Zio em: www.ziovara.com.br