A nova coleção resgata a estética conhecida como office siren, ou corpcore e é inspirada nos looks dos escritórios dos anos 90.

Ambas destacam o visual nerd como ponto central. Apesar de ser fácil rotular esse estereótipo, a realidade é que essa moda muitas vezes desafia as normas tradicionais de feminilidade. Em contraste com outras tendências que buscam retratar imagens de perfeição ou tradição, como a estética do Old Money ou Clean Girl, focadas em exibir riqueza e limpeza meticulosamente planejadas, a #officesiren adota uma abordagem não convencional.

Em um momento em que é comum ceder à pressão de adotar todas as aesthetics ou aspirar a uma imagem impecável nas redes sociais, ela permite que as mulheres escapem da ilusão de perfeição e busquem reforçar um visual forte, inteligente e capaz, mas acima de tudo, confortável.

A Miumiu resgatou essa tendência no outono inverno 2023 com saias lápis abaixo do joelho, mules com saltinho kitten heels e sapatinhos no verniz (um material que fazia tempo que não apontava). Os cardigans de tricô de botão sobrepostos nas camisas remetem muito a bibliotecária.

Em termos de acessórios, os óculos de grau e o cabelo bagunçado de quem trabalhou até tarde naquele dia. Seguindo a estética, vimos no estilo street peças xadrez, risca de giz, plissados, coletes, gravatas, cores como cinza e marrom, meias finas, meias 3/4, sapatos de bico fino, blazers estruturados.

Na última temporada, a Jacquemus introduziu Le Sculptures, ou “a escultura”, com linhas angulares e formas estruturadas e rígidas, destacando os ombros e mais uma vez remetendo à estética de escritório dos anos 90. Este visual não lembra o próprio Didi Mocó de terno?

Já que mencionei o Didi, que tal falarmos sobre os clássicos dos anos 90?

Eles têm inspirado muito, como a alfaiataria de Calvin Klein e seus vestidos slipdress, Halston e a série The Office, que sempre traz boas referências estéticas, como os zooms e olhares para a câmera.

Na Ziovara, nos inspiramos nessa temática e tentamos incorporar nosso repertório nela: misturamos shapes de alfaiataria com peças de pijama e camisetas.

Brincamos com a era analógica nas estampas da camiseta com ícones que remetem a nossa adolescência e até o início da nossa carreira no CLT (eu ia trabalhar de ônibus ouvindo música no meu mp3 e vocês?).

Padronagens clássicas como o xadrez vichy e o listrado em algodão saíram da camisaria e se transformaram em peças casuais como os shorts boxer e as batas soltinhas, grande aposta do momento para um visual descontraído e moderno.

Além das estampas temos uma alfaiataria completa que vai desde calças, coletes, saia midi, saias plissada e blazer em cores como preto, cinza e marrom. E para finalizar, nossa aposta do momento: as blusas bata mais soltas, que criam um visual cool descontraído e moderno.

clique_aqui_e_veja_a_coleção_completa.zio