Você ama acompanhar as tendências de décor, mas quando entra no assunto de plantinhas já bate aquele desespero de: “eu não sei cuidar”, “não tenho tempo”, “isso não é para mim”?

Relaxa, mana. Essa tendência vai provar que você pode sim decorar com plantineas, mesmo sem nunca ter cuidado de uma ou não ter tempo suficiente por conta da rotina corrida.

Estamos falando sobre arranjos secos na decoração, uma tendência que já vem apontando no Insta e o nosso queridinho Pinterest, que inclusive, já estão recheados de inspirações.

Investir nesse décor pode proporcionar aos ambientes um ar de aconchego, minimalismo e sofisticação. (Da série: nem vi, mas já amei!)

Quer deixar seu lar lindo e atual? Vem com a gente conhecer esse estilo!

Em que apostar?

Você de cara já curtiu essa ideia e está aí se questionando quais plantas existem e quais escolher? Preparamos uma listinha com opções incríveis!

  • Capim dos pampas ou Pampa Grass: essa é uma das espécies mais utilizadas, seu tom pode variar do bege ao rosa e sua textura garante um toque a mais de delicadeza e leveza.
  • Algodão: galhos com flores de algodão também podem deixar seu arranjo com um ar especial rústico, e claro, de fofura com sua aparência em flocos.
  • Trigo: na hora de criar um arranjo de folhas secas, o trigo é um elemento perfeito para agregar na composição estética e além disso, dizem que ele possui significado de prosperidade.
  • Folha da magnólia: quando ela seca, adquiri uma cor linda de dourado. É muito utilizada em guirlandas e também fica perfeita em arranjos.

Como faço para criar meu próprio arranjo?

Em floriculturas já é possível encontrar essas plantineas prontas, mas você pode, através de processos naturais, criar suas próprias folhas e flores secas.

É bem prático, mana! É só seguir esses passos:

  1. Separe as plantineas que serão secas;
  2. Procure um lugar com sombra, seco e com bastante circulação de ar;
  3. Faça um varal e pendure as flores com as pétalas para baixo;
  4. Deixe secar por, pelo menos, três semanas (sem pressa);
  5. Finalize aplicando spray de cabelo e pronto!

Montando em 3,2,1…

Folhas e flores secas em mãos? Chegou nossa parte preferida: montagem do arranjo.

Não existe certo ou errado nessa hora. Precisamos apenas pensar no estilo e propósito do décor, aí é só deixar a criatividade fluir.

Os arranjos podem ser mesclados com galhos, folhas e flores. Eles podem ser suspensos, fixos e em diversos tamanhos. (Brinque com um mix de características e crie algo único).

Vale lembrar que elementos e objetos naturais vão deixar sua composição ainda mais linda, com aspecto rústico e aconchegante.

Por isso, na hora de escolher o vaso aposte nas opções em cerâmica, madeira ou barro. Incremente como quiser com itens como corda e rafia.

Se preferir algo diferente, que tal enquadrar as plantineas secas em uma moldura de quadro em madeira? Ou então, bordá-las em um tecido? Explore as possibilidades, mana! E, se você já está aí idealizando tudo no seu cantinho preferido, não se esqueça de passar no nosso site e conferir itens indispensáveis para compor seu décor:

Encontre as decorações para compor seu ambiente em: www.ziovara.com.br