A Ziovara é uma marca de moda, não só produzimos roupas, como geramos conteúdo, estamos sempre ligadas em comportamento e por isso temos um certo fascínio pelo mundo das tendências. Para nós o mundo fashion é um reflexo dos comportamentos sociais e acontecimentos do globo.

Acreditamos na essência da moda e no seu poder de comunicação e por isso temos um vínculo de carinho com as nossas peças.

A forma como tratamos as nossas roupas pode nos poupar gastos, consumos desnecessários e produção de lixo indevida.
Você costuma ler aquela etiqueta cheia de símbolos que vêm em suas roupas? Ela se chama etiqueta de composição e carrega nela a composição do tecido da peça e indica como ela deve ser tratada durante os processos de limpeza.

Além de apresentar cada um desses símbolos, viemos por meio desta matéria, trazer algumas diquinhas de lavanderia para vocês passarem todo esse amor para as roupas de vocês, permitindo que todas sejam lavadas e secas com muito carinho, prolongando a sua vida útil e conservando-as sempre novinhas.

💦 Preparadas? Então vem, porque fizemos um compilado perfeito de dicas de lavanderia:

  1. O sabão líquido é mais delicado que o sabão em pó. Prefira seu uso sempre que possível! Sabemos que seu custo é mais alto, mas que tal usar o sabão líquidos nas suas roupas preferidas e deixar o sabão em pó para as mais batidinhas?
  2. Lavar as roupas no avesso diminui consideravelmente a formação de bolinhas ou então você pode lavar peças mais delicadas em sacos de lavanderia.
  3. Sobre os sacos de lavanderia: eles são ótimos e podem ser encontrados em mercados comuns. Porém se você não tem um e não quer comprar, pode usar fronhas velhas que não usa mais.
  4. Limpe sempre sua máquina de lavar. Resíduos de sabão e amaciante velho ajudam a desbotar as roupas, além de danificar a máquina mais facilmente. Uma dica para limpeza: colocar um litro de água sanitária com uma medida de bicarbonato de sódio e deixar a máquina completar o ciclo com o nível de água máximo.
  5. Manchou a peça? Com molho, batom, óleo, tinta, não importa, lave imediatamente! Quanto mais seca a mancha, mais difícil a sua remoção.
  6. Prefira usar vinagre de álcool no lugar de amaciante na hora de lavar as toalhas. Pois com o tempo, o amaciante vai deixando nossas toalhas mais durinhas.
  7. Prepare uma mistura de álcool com um pouquinho de amaciante em um borrifador. Essa “poção cheirosinha” é excelente para você repetir aquela peça já usada que não sujou. Deixa a peça tomando um arzinho e borrife essa mistura e vapo.
  8. Fechar os botões e principalmente os zipers na hora de lavar. Isso evita as peças estraguem ou estraguem as que estão na mesma máquina.
  9. Nunca lave roupas escuras após lavar toalhas, elas enchem de pelinhos.
  10. Mais uma dica para roupas escuras e coloridas: adicionar sal na lavagem, isso evita que elas desbotem.
  11. Agora uma dica para roupas brancas: adicionar bicarbonato na lavagem, deixa elas muuuito branquinhas.

🌪 Agora vamos para as dicas de secagem:

  1. Não deixe suas peças expostas ao sol por muito tempo e prefira ambientes abertos e ventilados. O sol em excesso não é apenas prejudicial a pele, ele também danifica as fibras de tecido.
  2. Roupas de malha ou lã, devem ser secadas na horizontal. Quando a roupa é estendida, a água que ainda está nela vai escorrer para as extremidades e fazer peso. No caso da malha fria ou da lã, esse peso pode mudar o tamanho da peça, deixando-a 1 ou 2 números maior.
  3. Você pode estender blusas e camisas direto no cabide. Isso ocupa menos espaço no varal e acelera o processo de secagem, tirando que elas não vão ficar com as marcas dos pregadores.
  4. Sacuda as peças antes de pendurá-las. Elas vão focar menos amarrotas e mais soltinhas e isso vai facilitar na hora de passar.
  5. Não encha o varal de roupas! Quanto mais peças no varal, mais elas vão demorar para secar e correr o risco de ficar úmida. Quanto mais rápida a secagem da peça, mais cheirosinha ela vai ficar no final.
  6. Cuidado na escolha do pregador para eles não danificarem ou marcarem a roupa demais. Aquele de madeira de casa de vó é o mais delicado de todos. Não vá pela aparência.
  7. E por último… lembre-se de conferir a etiqueta de composição fixada em sua peça. Ela sempre trará a informação certa para o tipo de lavagem e secagem que ela merece. Por isso preparamos aqui um guia com os símbolos e seus significados para facilitar 😉

Então conte para nós, você cuida das suas roupas com amor? Retribua este carinho, elas merecem. ❤️

E se você tem dúvida de como cuidar da sua Zio (CLICA AQUI) temos umas instruções pra você manter elas sempre novinhas e por anos no seu armário.