Segredos da Ziovara

Oi, mana! Se você abriu esse texto para ler, significa que está interessada em fazer sua marca crescer e evoluir. Muita gente pergunta qual é o segredo por trás do marketing digital da Ziovara, então, decidimos revelar.

Enxergamos essa troca de figurinhas como uma forma de você, empreendedora incrível que é, poder ir além e alcançar muito mais sucesso. Todo mundo quer bombar na internet, mas são necessárias muitas tentativas e erros, para então, acertar.

Papel e caneta na mão porque vamos revelar tudo o que deu certo com a gente e nos fez obter engajamento e chegar à 221k no Instagram de forma orgânica. Fique à vontade para replicar e adaptar tudo para sua marca!

Primeiro passo: definir o objetivo

Desde o início, nosso principal objetivo tem sido o “digital” e não é preciso nenhuma bola de cristal pra dizer que ele é o nosso guia.

A ideia de abrir uma loja física nunca passou pela nossa cabeça, então, nosso foco se mantém em proporcionar uma experiência digital que seja única e inesquecível. Ainda não é possível tocar através da tela, por isso, investimos em produtos que são legais não apenas em mãos.

A usabilidade do site em si, os produtos, cores, estampas e o modo como são fotografados, são pensados minuciosamente para proporcionar proximidade e praticidade na hora de realizar escolhas e efetuar uma compra.

Estabelecemos os canais de comunicação

Tornamos as mídias sociais como nossa principal vitrine e meio de diálogo. São elas que nos mantém tão próximas e conectadas.

Divulgar apenas produto fica longe do nosso planejamento, elaboramos conteúdos relevantes, leves e com aquela pitada de humor para aliviar qualquer estresse diário. Tudo isso proporciona engajamento e relacionamento.

Inspirações, dicas, signos, memes, são algumas das temáticas que gostamos de trabalhar, tudo com alta periodicidade. Pode analisar, o que não falta na Zio é post novo! Também amamos postar fotos das nossas clientes usando os produtos, isso além de passar segurança para novos clientes comprarem na loja, as postagens enaltecem as nossas verdadeiras influencer: vocês <3

Constância em publicações é importantíssimo, faça um planejamento e se programe para realizar suas postagens, nem que seja para repetir algo que já falou, procurando mesclar produto/serviço com outros assuntos.

Atendimento é tudo more!

Para investir no digital como ferramenta de vendas, é necessário entender que sua natureza é algo “distante”, por esse motivo, trabalhar em um bom atendimento é imprescindível para gerar proximidade.

Temos um atendimento rápido, prático e próximo. Ninguém sente receio em comentar ou perguntar algo, pois sabe que nunca ficará sem respostas. A Zio ganhou imagem de amiga! ♥

O bom atendimento precisa estar preparado para tudo e, principalmente, ter uma ótima gestão de crise, ainda mais no mundo online. Pode ser que alguma publicação seja vista de forma negativa, nesse caso, a Zio sempre se posiciona e apresenta explicação e retificação.

Os segredos do alcance

Gostamos de investir em campanhas de interação, usando ações que provoquem desejo espontâneo em comentar, responder, curtir e compartilhar. Quanto mais as pessoas interagem, mais longe chega nosso alcance orgânico (distribuição não paga).

Um exemplo: recentemente lançamos uma campanha de engajamento, na qual selecionamos uma postagem por semana para sortear um nome nos comentários, presenteando essa pessoa com um voucher da loja.

Ela é multichannel, ela

O instagram é a nossa rede social principal, porém não vivemos só dela. Nós buscamos sempre criar conteúdo em outras plataformas e o nosso maior investimento do momento é o blog da Zio (sim, esse aqui mesmo!), que além de aumentar nosso tráfego para o site, é através dele que criamos conteúdos compartilháveis e de interesse do nosso público, como as tendências de moda por exemplo.

A partir do post do blog nós replicamos o conteúdo para as redes sociais e e-mail marketing, que sim, continua sendo uma ferramenta de divulgação importante caso a sua loja seja online.

Algo mais real

Como já mencionamos, enxergamos as mídias sociais como meio de nos aproximar, para intensificar esse objetivo, trabalhamos com um formato de produção diferente. Amamos usar registros mais “amadores”, feitos com o celular, na hora, com cara de “eu poderia ter tirado essa foto”.

Sabe aquelas fotos still, registradas em estúdio, estilo capa de revista? Não identificamos esse modelo na Zio. Todos os nossos ensaios e fotos de produtos são realizados por nós, pois acreditamos que um conteúdo muito profissional acaba gerando distância.

Representatividade é um dos nossos drives e isso vale tanto para as roupas que vestem do PP ao G3, como para a escolha das modelos. Procuramos mesclar fotos com modelos profissionais com meninas comuns.

Corpos comuns e rostos normais, essa é a forma com que nossa cliente se sente representada, conseguindo se enxergar melhor no produto trabalhado. Pense bem, de que maneira seu público se sente representado?

Parcerias

O “Ziovara me patrocina” nunca foi ignorado em nossa marca, e desde o começo nós valorizamos a divulgação feita, principalmente, pelas nossas clientes que são as verdadeiras influencers da marca. Se uma amiga que você confia te apresenta uma marca ou produto, você já logo trata de ir ver, não é mesmo? Fazemos questão de postar nossas clientes usando as peças, e já até oferecemos prêmios em troca dessas fotos, afinal, todo mundo é influente dentro do seu próprio meio.

Nós também já enviamos mimos para muitas influencers e famosas que se identificaram com as nossas peças, e o orgulho que sentimos quando vimos que elas usam pois realmente gostam do produto, não tem preço!

Como trabalhamos o estoque

Começamos praticamente produzindo as roupas sob demanda, abríamos pré-venda e a produção rolava conforme as vendas, isso reduziu muito o nosso risco financeiro com estoque desnecessário. Se você está começando agora, essa é uma ótima dica para seguir.

Conforme fomos crescendo, passamos a aumentar o range de produtos e volume nas produções, hoje temos tudo da loja a pronta entrega, exceto decoração.

Estar no digital significa “não parar nunca”, então esquece essa história de lançar coleção a cada 6 meses, os clientes estão sempre esperando as NEWs! É importante ter novos conteúdos e produtos, pelo menos, a cada 15 dias ou mês.

A gente libera novos produtos diariamente. Pode ser que a produção chegue inteira no dia 1, mas guardamos os produtos para ir lançando aos poucos, dessa forma, a cliente está sempre entrando na loja para conferir as novidades.

Sucesso é mão na massa!

Ninguém começa com 221k de seguidores e um engajamento lá em cima, todo mundo começa do zero. Por isso, continue mana! A visibilidade de uma marca é construída aos poucos. Lá na frente você vai agradecer por ter persistido e sido constante nos objetivos.

Tem muita insegurança? Vá lá e tente! Se você não tentar, nunca saberá se dará certo. Já mencionamos: o sucesso digital é formado por tentativas e erros, aos poucos você vai encontrando o caminho para sua marca.

Se inspire em outras marcas, mas, seja autentica, é assim que brilhará e se destacará ainda mais. Organize suas ideias, realize seu planejamento e mão na massa! Você é capaz e incrível, reconheça isso e chegará além do que imagina.

Antes de sair desse texto, compartilhe ele com todas as manas empreendedoras, vamos manter todas fortalecidas e brilhando cada dia mais! Com carinho, sua mana, Zio!

Giuliana e Giovanna, fundadoras da Ziovara.