Já dizia o ditado dos tempos de Orkut: “quem se define, se limita!” Na moda, não é diferente! Nós não precisamos nos prender em um único estilo de roupa, afinal, somos instantes. Mudamos o tempo todo e conforme as mudanças acontecem, a forma de se vestir também se adapta, seja em mudanças da rotina, do corpo ou simplesmente pela liberdade de mudar de estilo. E por falar em estilo… existem sete estilos universais na moda e se você é uma mana fashionista, ou está querendo entender e mudar seu estilo, o blog de hoje é para você!

#Spoiler

Como estamos sempre atentas ao que nossas ZioManas dizem, na última semana fizemos uma caixinha de perguntas e nos surpreendemos com o resultado que mais apareceu. De acordo com as respostas, podemos afirmar que o estilo ‘Dramático Urbano’ é o queridinho do momento. Mas isso foi só um spoiler. Para saber mais, fique até o final da leitura porque o conteúdo é de milhões, bb!

O que são estilos universais?

O conceito foi criado entre os anos 80 e 90 por Alyce Parsons e Mimi Dorsey – consultoras de imagem e estilo. A dupla escreveu um livro sobre o tema, mapeando os comportamentos repetidos em relação às roupas e chegaram à seguinte conclusão: a maioria das pessoas possuem um estilo base e outros dois complementares.

Um ponto importante para entender sobre o assunto é que os estilos não se tratam apenas de gostos pessoais sobre moda. Na verdade, cada estilo diz sobre nossa personalidade, nosso ritmo de vida e nossas características únicas. Esse é o momento em que você deve estar se perguntando sobre seu estilo, então chegou a hora de nos aprofundarmos ainda mais. Confira a seguir os 7 estilos universais!

Estilo tradicional clássico


O básico que funciona. Normalmente, conhecido por peças mais sérias e minimalistas, cortes retos com tecidos bem estruturados e sempre acompanhado de acessórios discretos para compor o look. Algumas peças chaves para o estilo tradicional ou clássico são os blazers, peças de alfaiataria e a versátil camisa branca que não pode faltar. As pessoas que optam por esse estilo, são capazes de passar uma imagem de confiança, autoridade, formalidade e muito bom gosto.

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo refinado ou elegante

Com mais informações de moda, o estilo elegante/refinado é contemporâneo e rodeado de tendências. Aqui, as peças statement ganham espaço, bem como estampas diferenciadas, tecidos e cortes ousados, sempre levando o requinte como prioridade. Afinal, esse é um estilo que não passa despercebido. Entre as peças coringas do estilo, podemos destacar a companhia fiel de bolsas e sapatos fashionistas.

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo romântico

Para garotas apaixonadas por si! O estilo romântico é o mais delicado entre todos e busca valorizar a feminilidade através de rendas, estampas florais, mangas bufantes, vestidos e saias rodadas. A vibe cottagecore domina o estilo romântico e traz consigo toda a sutileza de quem opta pelo estilo, que cai muito bem para as manas fashionistas que desejam passar uma mensagem doce, sonhadora, delicada e amorosa através das peças. Mas atenção! Ter estilo romântico não significa ser frágil ou insegura e para evitar essa sensação, tenha cuidado com as composições dos looks e garanta um resultado mais autêntico. 

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo Magnético Sedutor

O famoso sexy sem ser vulgar! Esse é o estilo que valoriza o corpo, seja ele qual for. Como ser cativante e atraente através das roupas? É simples! Investir em vestidos tubinhos, croppeds, estampas em animal print, os mais variados decotes e muito mais.

Esse é o estilo perfeito para quem quer ousar e surpreender. Aqui os limites são impostos por você, desde o tamanho do decote, do shorts e até se a peça está colada no corpo. Vale lembrar que nada disso é convite para piadinhas ou comentários desnecessários que sexualizem um estilo de se vestir.

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo criativo

Desprendido de padrões e fugindo do esperado, o estilo criativo é repleto de elementos de todos os outros estilos. Como principal característica, as peças vintage ganham espaço no estilo, assim como modelagens anticonvencionais, acessórios ousados, muitas cores nos looks, nas unhas e nos cabelos.

O estilo criativo representa as manas expressivas, alternativas e que amam estar por dentro das tendências de moda, porém dando o seu toque especial em cada composição.

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo esportivo-natural

O conforto é quem manda! Considerado um dos estilos mais despojados, básicos e casuais, o estilo esportivo-natural é perfeito para garantir praticidade na rotina sem deixar o look de lado. No armário de quem adere ao estilo, não faltam moletons e os mais variados tênis. Já nos tecidos, nylon e malhas são as escolhidas, afinal, o conforto é prioridade – e a preguiça de passar roupa fala mais alto. A personalidade que caminha junto ao estilo esportivo é leveza, praticidade, objetividade e muito estilo!

Imagem: Pinterest e Ziovara

Estilo dramático urbano

Chegou a vez dele, o mais comentado pelas ZioManas! Isso mesmo, em uma votação nos stories, tivemos o estilo dramático urbano como os mais escolhidos. Então, vamos ao crush universal do momento.

O estilo é um dos mais fashionistas, escolhido por quem não tem medo de ousar nas composições. Permeia entre looks monocromáticos, estampas geométricas, acessórios com design diferenciado, sem deixar de lado o coturno e a jaqueta de couro (fake), que são as peças coringas do estilo dramático urbano.

Personalidade forte, aventureira, intensa e muito estilosa, essas são as características que marcam as manas que aderem ao estilo citado. Particularmente, nós amamos e sempre trazemos peças chaves em nossas coleções. Quer entrar para o clube do estilo dramático urbano? Vamos de inspiração!

Imagem: Pinterest e Ziovara

Mas afinal, qual a importância de entender os estilos universais? A Zio te explica!

Os 7 estilos universais são formas de guiar os principais estilos existentes. Além disso, é uma ótima forma de direcionamento para quem ainda não sabe por onde começar a definir seu próprio estilo, ou para quem quer inovar e mudar a forma de se vestir. Você também pode estudar sobre os estilos universais no caso de querer reformular o guarda-roupa. Por falar nisso, preparamos um bônus no próximo e último parágrafo. Confira!

Armário cápsula: prático e amigo do meio ambiente, ideal para fashionistas conscientes!

Se você é daquelas que prefere ter poucas e boas peças, o armário cápsula é a opção perfeita. Pode até parecer impossível ter um guarda-roupa com cerca de 30 peças, mas com as peças certas, é super fácil, divertido e o melhor: sustentável! Das peças que não podem faltar no armário cápsula, destacamos a camiseta básica, calça jeans e vestidos neutros. Mas é claro que você pode ir adaptando conforme seu estilo. O fato é que para todos os estilos, o armário cápsula é uma forma de consumir mais consciente e necessária.

Curtiu as dicas? No site da Zio você encontra peças para todos os estilos, corre aqui: www.ziovara.com.br