A internet é uma ferramenta de pesquisa poderosíssima. Para quem trabalha com moda então, é uma verdadeira aliada.
Hoje as informações giram tão rápido que as tendências simplesmente começam a brotar na nossa frente, as vezes sem nem fazer muito esforço.
Contudo, devido ao aceleramento e massificação rápida das tendências, acontece a disseminação de produtos que são similares ou IGUAIS no mercado. Ou seja, mais marcas acabam lançando os mesmos produtos.
Além de que, hoje, como uma grande forma de venda desses produtos é visual e pelas redes, a divulgação também fica muito semelhante. Afinal, não é só o produto em si que gera desejo, mas a forma imagética que ele é apresentado também (cenário, modelo, set, composição, fotografia, elementos, design).
O que queremos dizer é que TODOS OS OLHOS ESTÃO OLHANDO PARA O MESMO LUGAR, e não é porque você lançou algo antes de todos que foi você quem criou.
Então, como diferenciar um produto que foi criação de um que é inspiração? Segue o fio:
Existe uma grande diferença entre criar uma estampa do zero, ou lançar uma estampa clássica que é tendência.
Isso se aplica desde a criação de uma estampa gráfica de camiseta, a uma linha de produtos com uma estampa que já é tendência mundial, como o quadriculado checkerboard, por exemplo, fruto do nosso insight de desejos e que estão no topo das pesquisas. Qual a diferença, então?
A diferença é que a camiseta sempre será uma criação nossa, ou seja, se você ver uma igual por aí, ela foi copiada.
Já o quadriculado é um clássico, e para transformar ele em uma estampa exclusiva precisaria criar uma adaptação em seu formato, trabalhar ele com novos elementos e cores, ou trabalhar ele em uma modelagem que nunca foi vista antes.
Agora a estampa gráfica você precisa partir de algo para criá-la: uma ideia da sua própria cabeça e ilustrando ela do ZERO, ou, de uma imagem (de banco de imagem, nunca do Google ou Pinterest) somando os elementos que você escolher.
A partir de uma vasta pesquisa você vai recolhendo várias referências e criando a sua própria arte, com o seu estilo, traço, elementos e cores.
Durante a pesquisa de tendência é importante você entender o significado dos elementos usados, se aprofundar na história de cada um deles, pois assim você traz alma para a peça criada.
Por exemplo, o yin yang que amamos usar na Zio é um ícone poderoso que se originou na cultura chinesa e representa forças opostas, leia mais sobre clicando aqui.
No quesito decoração também: temos as peças que nós criamos do zero no 3D (como alguns adornos) e também as que lançamos para que nossas clientes tenham acesso a esse tipo de produto (como algumas velas), simplesmente porque achamos importante seguir a tendência. Mas lembrando que tudo é fabricação própria 🙂
A Ziovara foi criada para ser uma marca atual, onde você pode encontrar os desejos da internet, todavia, priorizamos a criação de produtos exclusivos, e é nisso que concentramos o foco da Ziovara.
É gostoso sim vender tendências que todo mundo está usando, gerar e fazer parte do desejo, mas mais gostoso ainda é presenciar que nossos produtos autorais são preferência!
Isso significa, que vocês acreditam em nossas criações e esse é nosso gás pra continuar pesquisando, criando e realizando ❤️
Agora, vamos de TREND:
Como funciona o processo de inspiração por uma tendência x o processo de adequação da tendência a sua marca:
A que se deve o retorno do Checkerboard?
O retorno dos anos 60, dos anos 2000 e o BOOM da série “O Gambito da Rainha” trouxeram o desejo pela extinta estampa de tabuleiro de xadrez. A última vez que usamos essa estampa foi no início dos anos 2000 com a moda EMO e agora ela apareceu repaginada e moderninha em tons de cores mais alegres e suaves.
E a Zio com seu radarzinho afiado pra tendências, logo trouxe o Checker pra passear nesse país, no lançamento foi um estouro e ela ainda continua sendo sucesso por aqui. Saiba mais sobre essa trend clicando aqui.
E o Vichy ou Ginghan?
O xadrez em tons pastel que começou no street style escandinavo está há pelo menos 6 meses como uma das estampas queridas devido a tendência do Cottage Core. Esse é um caso onde pegamos a tendência do xadrez vichy e recriamos a nossa, com as nossas cores. Para entender mais sobre essa estampa perfeita, clique nesse link aqui.
As velas e os novos estilos de decoração
Com o isolamento as pessoas começaram a olhar mais para sua própria casa e com isso o desejo de inovar os cantinhos. Os objetos como as velas, vasos e quadros são ótimos pra ressignificar os cantos da casa pois são acessíveis e em muitos casos fáceis de reproduzir.
O desejo por velinhas surgiu e logo começou a tendência das velas diferenciadas, além de perfumar e acalmar o ambiente, agora elas servem para decorar também. Aqui nossas inspirações dessa tendência e nosso olhar sobre nossos novos produtos que são essas velas legais e que deixam qualquer cantinho cool.
O poderoso Yin Yang
Outro exemplo clássico de criação são as estampas das nossas camisetas. Sabemos que o ícone YIN YANG é mega tendência, tanto em decoração, como moda e até mesmo no setor de beauty e a partir dele, criamos estampas exclusivas nossas descontruindo o símbolo, tornando-o especial e a nossa cara. Saiba mais sobre a trend do símbolo yin yang aqui.
O retorno do Cogumelo
Reflexo do isolamento e o desejo pelo lúdico, acompanhando a tendência kidcore ou fairycore, vimos o retorno do ícone cogumelo em variadas formas e produtos, e nós criamos diversos produtos com o ícone. Saiba tudo sobre a tendência clicando aqui.
Bandana – Spoiler alert!
Pegamos a tendência das estampas de bandana e do patchwork e juntamos com um tema que nos encanta muito: ASTROLOGIA. Nossa nova estampa Bandana Astral é um clássico exemplo de criação: juntamos as referências que são tendências (bandana e patchwork) e criamos a nossa própria estampa usando os símbolos dos signos do zodíaco.