A internet é uma ferramenta de pesquisa poderosíssima. Para quem trabalha com moda então, é uma verdadeira aliada.

Hoje as informações giram tão rápido que as tendências simplesmente começam a brotar na nossa frente, as vezes sem nem fazer muito esforço.

Contudo, devido ao aceleramento e massificação rápida das tendências, acontece a disseminação de produtos que são similares ou IGUAIS no mercado. Ou seja, mais marcas acabam lançando os mesmos produtos.

Fotos: Pinterest

Além de que, hoje, como uma grande forma de venda desses produtos é visual e pelas redes, a divulgação também fica muito semelhante. Afinal, não é só o produto em si que gera desejo, mas a forma imagética que ele é apresentado também (cenário, modelo, set, composição, fotografia, elementos, design).

O que queremos dizer é que TODOS OS OLHOS ESTÃO OLHANDO PARA O MESMO LUGAR, e não é porque você lançou algo antes de todos que foi você quem criou.

Então, como diferenciar um produto que foi criação de um que é inspiração? Segue o fio:

Existe uma grande diferença entre criar uma estampa do zero, ou lançar uma estampa clássica que é tendência.

Isso se aplica desde a criação de uma estampa gráfica de camiseta, a uma linha de produtos com uma estampa que já é tendência mundial, como o quadriculado checkerboard, por exemplo, fruto do nosso insight de desejos e que estão no topo das pesquisas. Qual a diferença, então?

Foto Inspiração: Pinterest

A diferença é que a camiseta sempre será uma criação nossa, ou seja, se você ver uma igual por aí, ela foi copiada.

Já o quadriculado é um clássico, e para transformar ele em uma estampa exclusiva precisaria criar uma adaptação em seu formato, trabalhar ele com novos elementos e cores, ou trabalhar ele em uma modelagem que nunca foi vista antes. 

Agora a estampa gráfica você precisa partir de algo para criá-la: uma ideia da sua própria cabeça e ilustrando ela do ZERO, ou, de uma imagem (de banco de imagem, nunca do Google ou Pinterest) somando os elementos que você escolher.

A partir de uma vasta pesquisa você vai recolhendo várias referências e criando a sua própria arte, com o seu estilo, traço, elementos e cores.

Durante a pesquisa de tendência é importante você entender o significado dos elementos usados, se aprofundar na história de cada um deles, pois assim você traz alma para a peça criada.

Por exemplo, o yin yang que amamos usar na Zio é um ícone poderoso que se originou na cultura chinesa e representa forças opostas, leia mais sobre clicando aqui.

No quesito decoração também: temos as peças que nós criamos do zero no 3D (como alguns adornos) e também as que lançamos para que nossas clientes tenham acesso a esse tipo de produto (como algumas velas), simplesmente porque achamos importante seguir a tendência. Mas lembrando que tudo é fabricação própria 🙂

A Ziovara foi criada para ser uma marca atual, onde você pode encontrar os desejos da internet, todavia, priorizamos a criação de produtos exclusivos, e é nisso que concentramos o foco da Ziovara.

É gostoso sim vender tendências que todo mundo está usando, gerar e fazer parte do desejo, mas mais gostoso ainda é presenciar que nossos produtos autorais são preferência!

Isso significa, que vocês acreditam em nossas criações e esse é nosso gás pra continuar pesquisando, criando e realizando ❤️

Agora, vamos de TREND:

Como funciona o processo de inspiração por uma tendência x o processo de adequação da tendência a sua marca:

A que se deve o retorno do Checkerboard?

O retorno dos anos 60, dos anos 2000 e o BOOM da série “O Gambito da Rainha” trouxeram o desejo pela extinta estampa de tabuleiro de xadrez. A última vez que usamos essa estampa foi no início dos anos 2000 com a moda EMO e agora ela apareceu repaginada e moderninha em tons de cores mais alegres e suaves.

E a Zio com seu radarzinho afiado pra tendências, logo trouxe o Checker pra passear nesse país, no lançamento foi um estouro e ela ainda continua sendo sucesso por aqui. Saiba mais sobre essa trend clicando aqui.

Fotos inspiração: @tatianebabel e Pinterest

E o Vichy ou Ginghan?

O xadrez em tons pastel que começou no street style escandinavo está há pelo menos 6 meses como uma das estampas queridas devido a tendência do Cottage Core. Esse é um caso onde pegamos a tendência do xadrez vichy e recriamos a nossa, com as nossas cores. Para entender mais sobre essa estampa perfeita, clique nesse link aqui.

As velas e os novos estilos de decoração

Com o isolamento as pessoas começaram a olhar mais para sua própria casa e com isso o desejo de inovar os cantinhos. Os objetos como as velas, vasos e quadros são ótimos pra ressignificar os cantos da casa pois são acessíveis e em muitos casos fáceis de reproduzir.

O desejo por velinhas surgiu e logo começou a tendência das velas diferenciadas, além de perfumar e acalmar o ambiente, agora elas servem para decorar também. Aqui nossas inspirações dessa tendência e nosso olhar sobre nossos novos produtos que são essas velas legais e que deixam qualquer cantinho cool.

Foto inspiração: Pinterest

O poderoso Yin Yang

Outro exemplo clássico de criação são as estampas das nossas camisetas. Sabemos que o ícone YIN YANG é mega tendência, tanto em decoração, como moda e até mesmo no setor de beauty e a partir dele, criamos estampas exclusivas nossas descontruindo o símbolo, tornando-o especial e a nossa cara. Saiba mais sobre a trend do símbolo yin yang aqui.

Fotos inspiração: Pinterest

O retorno do Cogumelo

Reflexo do isolamento e o desejo pelo lúdico, acompanhando a tendência kidcore ou fairycore, vimos o retorno do ícone cogumelo em variadas formas e produtos, e nós criamos diversos produtos com o ícone. Saiba tudo sobre a tendência clicando aqui.

Bandana – Spoiler alert!

Pegamos a tendência das estampas de bandana e do patchwork e juntamos com um tema que nos encanta muito: ASTROLOGIA. Nossa nova estampa Bandana Astral é um clássico exemplo de criação: juntamos as referências que são tendências (bandana e patchwork) e criamos a nossa própria estampa usando os símbolos dos signos do zodíaco.