Estamos em junho, mês que celebra o orgulho LGBTQIA+, mais precisamente, no dia 28/06. Essa é uma data repleta de história, luta e representatividade. Sendo assim, precisamos falar sobre isso.

“Mas, Zio, eu já sei tudo sobre esse assunto.” Se você sabe e entende, significa que você é uma pessoa sensata e informada. ❤️ 
O problema é que ainda temos MUITAS pessoas desinformadas e preconceituosas, por isso, estamos aqui para compartilhar conhecimento e influenciar positivamente. Vem com a gente!

Para começar, aqui vão algumas explicações necessárias sobre todo o universo LGBTQIA+. Certamente, você já deve conhecer algumas delas, se esse for o caso, a sua missão é compartilhar isso com pessoas que ainda não sabem. Bora influenciar?! 

Por que “orgulho?”

A palavra “orgulho” é fundamental para mostrar a importância da causa. Através desse sentimento, é possível se identificar, se aceitar, e assim, se amar! Por isso, fica aqui um conselho da Zio para você: tenha orgulho de quem você é, de onde veio, e de quem está com você na sua jornada. Esse sentimento precisa ser plantado no coração de todes.

Dando continuidade, preparamos um mini glossário com o intuito de mostrar à vocês que a sigla, nada mais é do que uma palavra para acolher todas as pessoas.

Afinal, o que significam as letras da sigla LGBTQIA+?

Para chegar na resposta final, precisamos voltar alguns anos na história. A primeira sigla utilizada foi “GLS”, que significa: gays, lésbicas e simpatizantes. É óbvio que essa sigla excluía boa parte da comunidade, por isso, ao longo dos anos, a sigla foi se modificando e se adaptando, para ser mais inclusiva e representativa.

Para facilitar a compreensão, podemos separar a sigla em duas partes: “LGB”, que diz respeito à orientação sexual e “TQIA+”, que se refere ao gênero.

L = Lésbicas
Mulheres que sentem atração pelo mesmo gênero, ou seja, gostam de outras mulheres. 

G = Gays
Homens que sentem atração pelo mesmo gênero, ou seja, gostam de outros homens.

B = Bissexuais
Pessoas que sentem atração por ambos gêneros, tanto masculino quanto feminino. 

T = Transexuais
A transexualidade se refere à identidade de gênero. Destacando as pessoas que não se identificam com gênero atribuído ao nascimento. As travestis também são incluídas neste grupo. 

Q = Queer
Transitam entre as noções de gênero, como as drag queens. O movimento queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não fazem parte da funcionalidade biológica, mas sim de uma construção social. 

I = Intersexo 
São pessoas que em suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal como os cromossomos, genitais, hormônios, etc, não se enquadram na norma binária do corpo masculino ou feminino. 

A = Assexual
Não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero pertencente. Há diferentes níveis de assexualidade e é normal que estas pessoas não enxerguem as relações sexuais como prioridade. 

+ = O símbolo +é usado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero. Nesse grupo são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por pessoas, independente do gênero.

Por que o orgulho LGBTQIA+ é celebrado no dia 28/06?

E vamos com mais um pouco de história! Essa data se concretizou devido a Rebelião de Stonewall. O babado foi o seguinte:  Em 1969, ainda era CRIME ser homossexual nos EUA. Por isso, os bares frequentados por pessoas LGBT+ eram frequentemente atacados por ações policiais violentas. Até que em um belo dia, mais precisamente, no dia 28 de junho de 1969 as pessoas que estavam no bar se revoltaram com o ataque policial que aconteceu e revidaram as agressões, reivindicando seus direitos. A partir daí, foi plantada a sementinha da revolução e desde então, as pessoas começaram a ir para as ruas nessa data, pedindo por mais liberdade e direitos para a comunidade LGBTQIA+. 

Os frutos da revolução são vistos até hoje 🌈

A luta foi árdua – e ainda é. Hoje, é possível desfrutar de direitos fundamentais que garantem uma vida plena e justa para pessoas não-hetero. É claro que ainda há muito para melhorar, já que em alguns países, ser LGBTQIA+ não é permitido por lei. Para acompanhar essa evolução no Brasil, se liga nessa linha do tempo sobre os principais direitos e leis:

1830: Dom Pedro I descriminaliza a homossexualidade, criminalizada por Portugal, ao assinar o Código Penal do Império do Brasil. 

1985: O Conselho Federal de Medicina retira o termo “homossexualismo” de sua lista de transtornos mentais. 

1997: O Conselho Federal de Medicina reconhece as cirurgias de redesignação sexual e autoriza os hospitais universitários a fazê-las em caráter experimental.

1999: O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a proibir terapias de conversão de homossexuais. 

2004
: A SUSEP publica uma resolução que garante as pessoas homossexuais o direito de indenização em caso de morte do companheiro ou companheira. 

2006: A Lei Maria da Penha abrange e ampara casos de violência doméstica de união homoafetiva feminina, mulheres transexuais e travestis femininas. 

2008: O SUS passa a realizar a cirurgia de redesignação sexual do tipo neocolpovulvoplastia. 

2010: O STJ reconhece que casais formados por homossexuais têm o direito de adotar filhos.

2010: O presidente assina decreto que estabelece o 17 de maio como o “Dia Nacional de Combate à Homofobia”.

2011: O STF determina que casais homossexuais tenham exatamente os mesmos direitos familiares e sucessórios dos casais heterossexuais, como plano de saúde, seguros de vida, pensão alimentícia e divisão dos bens adquiridos em caso de rompimento.

2013: Os cartórios passam a realizar, além das uniões estáveis, a conversão da união em casamento e a realização direta do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

2014: Transexuais femininas e masculinas privadas de liberdade passam a ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas. 

2016: A presidente assina decreto que garante o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

2018: O MEC autoriza os estudantes travestis e transexuais a utilizarem o nome social nos registros escolares de todas as instituições da educação básica.

2019: A OAB aprova súmula que proíbe envolvidos em casos de agressão contra pessoas LGBT de exercer a profissão de advogado no Brasil. 

2020: A Secretaria de Trabalho e Previdência Social do Ministério da Economia e a DPU, autorizam os trabalhadores travestis e transexuais a utilizarem o nome social na Carteira de Trabalho.

Viu só?! Já evoluímos muito. Mas não podemos deixar de citar que o Brasil, apesar de tantas leis e direitos previstos, ainda é um país extremamente homofóbico e um dos países que mais matam pessoas não-hetero. Por isso, a informação e o respeito precisam prevalecer, sempre.

Depois de todas essas informações, queremos deixar algumas considerações importantes. Esse conteúdo foi escrito por meio de bastante pesquisa, respeito e principalmente, amor! Também queremos deixar claro que estamos em constante atualização, sempre dispostas a aprender e corrigir, se necessário. A Ziovara é uma marca que busca compartilhar conhecimento e, da mesma forma que queremos ensinar, também queremos aprender com vocês. Afinal, o mundo também está em constante mudança.

Ah! Não parou por aqui… Preparamos algumas dicas de filmes e séries que abordam questões LGBTQIA+. Quem assistir, não esquece de nos marcar e contar o que achou!

BONUS/Depoimento: A Ziovara é uma empresa composta por diversas parceiras e, uma delas é a redatora e fotógrafa Lisa Silvestre, essa que está aqui escrevendo todo esse artigo para vocês. 😊 A Zio me abriu um espaço e gostaria de compartilhar esse breve depoimento:

Eu, Lisa, me sinto representada por uma marca que me permite falar sobre quem eu sou. É muito importante que as marcas se posicionem sobre temas LGBTQIA+ de forma real e concreta. Por isso, agradeço a oportunidade, Zio! O amor é um sentimento libertador. Se permitir amar, seja lá quem for, é um ato de coragem.
Para finalizar, deixo registrado aqui o meu amor e admiração pela minha namorada, Emanuelle. 

A Ziovara celebra com toda a comunidade LGBTQIA+. 
Que a força, a coragem e o orgulho estejam sempre presentes em todes. Não é apenas um mês, é uma vida toda.