Entenda sobre o assunto que parou a web.

Pra começar, o que é CRINGE?

O termo ganhou intensa repercussão nos últimos meses, começou no país Tiktok. Essa palavrínea, tem origem inglesa e é basicamente uma gíria utilizada para se referir as situações constrangedoras vivenciadas por uma pessoa, resumindo: brega, vergonha alheia, o famoso mico (como diríamos nós, as véia da internet).

Agora ele vem sendo usado para justificar costumes e atitudes entre a guerra de gerações: A GenZ e os Millennials.

Quem é Quem?

Segundo alguns estudos sobre comportamento, os Millennials são os nascidos entre 1980 e 1994, já a Geração Z são nascidos entre 1995 e 2015. Alguns autores e estudos se contrapõem em relação à definição exata das datas, mas as variações não passam de 3 anos.

Mas isso vai muito além de datas e números, é sobre a mudança de comportamento entre uma geração e outra.

Enquanto os GenZ já nasceram dentro da internet, os Millennials passaram por uma transição e talvez você, mulher moderna, tenha descoberto essa semana que para a internet, você está velhaa!!! (GRITOOO)

Brincadeiras a parte, tudo começou lá no Tiktok com uma galera xóvem postando vídeo difamando a calça skinny e o cabelo jogado para o lado (WHAT?) como sendo cringe (sim, brega). Até então, nós como boas tiazonas da internet, não sabíamos de nada, estávamos livres e felizes trabalhando na web, pagando nossos boletinhos e tomando nossos cafés na santa paz da senhora. 

Quando a @tchulim postou e esse tweet e a treta começou:

Até então, a gente nem imaginava que esse tal de CRINGE existia, muito menos que estávamos ultrapassadas.

Assim que nós descobrimos uma lista infinita de coisas de são CRINGES para os Gen Z:

Mas claro, que os millennials não iam deixar essas ofensas passarem assim tão fácil e começou uma discussão afiadíssima na internet.

Então pegue sua pipoca e venha assistir com a gente.

Fato é que nós, mortais millennials, não somos mais a geração predominante da internet e vamos ter que viver com essa, dia após dia carregando o fardo de ser a tia cafona, que não entende as gírias, os memes e que se irrita com as dancinhas do Tiktok (RISOS).

Agora o marco:

Com essa discussão toda, como você chegou à conclusão que está velha (se chegou)?

Me: percebendo que estou sem paciência pra adolescente.

Mas calma, isso não passa de uma treta sobre gostos particulares. Afinal a GenZ é tudo aquilo que lutamos para ser e que lidamos semanalmente na terapia (RISOS). 

Eles são mais ágeis no quesito multitarefas e absorção de informações, e sedentos por mudar o mundo por meio da informação e coletividade, além de terem um raciocínio muito bem conduzido por imagens, por isso, são muito criativos e habilidosos. 

Além de serem sentimentalmente mais abertos e resolvidos, pois já vem de uma geração mais “humanizada” que está aprendendo a se desligar do perfeccionismo.

Por esse motivo, a GenZ e os Millennials estão sempre se incentivando e se estimulando a serem melhores.

#somostodoszennials