Se a camiseta fosse uma pessoa, ela certamente seria aquela mana autêntica, cheia de personalidade e com muita história para contar! Aquela amiga que viaja, protesta, é eclética e conversa com todo mundo. Quer saber um pouco mais sobre essa peça-chave? Então fica até o final e conheça a história das t-shirts. <3

Não é segredo que a camiseta é uma das peças mais coringas e universais. Independente do seu estilo, ela sempre estará presente no seu guarda-roupa, fazendo parte do seu look em diferentes momentos. Você já parou para pensar sobre como surgiu essa peça que tanto amamos? A história da camiseta é tão babadeira que envolve moda, estilo, protesto e sustentabilidade.

Zio Historiadora ataca novamente!

Para entender a importância dessa peça dentro da moda, é preciso voltar lá na antiguidade, quando a camiseta era usada como roupa íntima. Por volta do século IV, ela era utilizada apenas pela realeza, com tecidos nobres e bordados com ouro e prata. A popularização da camiseta começou durante a revolução industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Mas foi apenas no século passado que a T-shirt começou a ser utilizada da maneira como conhecemos hoje em dia.

Até para a guerra as T-shirts já foram! (ela é guerreira, ela)

Durante a primeira guerra mundial, os soldados europeus usavam camisetas de algodão por baixo dos uniformes. Foi assim que os americanos conheceram essa vestimenta e adequaram seu design em formato de T, sendo nomeada como T-shirts. Já na segunda guerra mundial a camiseta se torna peça-chave no uniforme da Marinha e do Exército Americano. A partir disso, a sua popularização começou a crescer cada vez mais.

Assunto polêmico: camisetas X política. Entenda a treta:

Se você pensou que a história das t-shits acaba por aqui, saiba que vai muuuito além! Lá em 1948, um político americano usou seu rosto e seu nome estampado em uma camiseta para sua campanha de eleição. Não demorou muito tempo para outros políticos fazerem o mesmo, tornando-a uma peça capaz de transmitir ideologias políticas.

Camiseta + moda = uma história de amor eterno

A camiseta passou a ser notada pela moda por meio do cinema. Isso surgiu nos anos 50, quando os atores Marlon Brando e James Dean apareceram estrelando filmes com camisetas brancas e justas ao corpo. Sabe o que isso causou? Bom, primeiramente, eles se tornaram os crushs de todas naquela época. Além disso, foi a deixa para a camiseta se tornar uma peça mais acessível, jovem e rebelde. Na década de 60 a cultura pop abraçou essa estética, aderindo camisetas comerciais usadas para promover filmes, cerveja e até personagens da Disney! Ao longo do tempo, usar uma camiseta tornou-se uma maneira de projetar sua identidade, demonstrando sua personalidade para todos.

Camisetas combinam com sustentabilidade!

Elas são amigas do meio ambiente, já que possuem alta durabilidade e, em sua maioria, são feitas de algodão, um tecido leve e confortável. As t-shirts são muito presentes em brechós, por ser uma peça versátil e incluindo todos os estilos. Além disso, o preço costuma ser acessível e dependendo da marca, pode parecer novinha mesmo tendo muito tempo de uso. Por essas e outras, a camiseta é uma aliada da sustentabilidade, sendo também, uma forma de contribuir para o slow fashion e outras vertentes da moda sustentável.

Música e camiseta: a peça mais eclética da história!

As camisetas possuem uma relação muito íntima com a música. Elas foram muito utilizadas durante o movimento hippie, com estampas psicodélicas, coloridas e com frases de protesto em prol da paz e liberdade. Além disso, outro movimento que aderiu a peça foi o Rock N’ Roll, onde as camisetas de bandas se tornaram um marco na moda e uma peça amada pelos jovens. Inclusive, as t-shirts de bandas estão super em alta, vale a pena investir nesse look!

Para finalizar: dicas de diferentes looks com camisetas:

Camiseta oversized: são peças que fogem da modelagem padrão e são confeccionadas com medidas maiores do que as convencionais, especialmente na largura dos ombros e das mangas. Trazem muito estilo e personalidade para o look!

Sobreposição de camiseta com vestido: Uma tendência que as fashionistas amam! O look é fácil de montar: escolha um vestido clássico com alcinha fina com uma blusa branca com mangas curtas. O close é certo.

Estampas coloridas: As cores são essenciais para formar um look vivo e autêntico. Nesse caso, o que encanta é a liberdade de combinar saia, shorts ou calça com a sua t-shirt colorida!

Nem precisamos falar que amamos camisetas por aqui, né?! Mas caso você ainda não saiba, em nosso site você encontra váaaarias camisetas com diferentes cores, cortes e estilos. Com certeza você vai encontrar alguma que seja a sua vibe. Da uma conferida lá, mana!

Clique aqui e confira todas as T-shirts da Zio.

E se tiver dúvida sobre as modelagens e tamanhos, preparamos um guia prático para te ajudar a escolher, clique aqui.