Hoje a Zio apresenta para vocês a nova coleção Memórias, que traz à tona a sua sintonia com o que é atemporal e uma nova estampa exclusiva de bandanas. As bandanas têm uma história fascinante para contar. Ao contrário do que alguns pensam, elas são muito mais do que acessórios e ícones fashionistas, estão na história da humanidade há séculos, se fez presente em várias culturas e hoje a gente vai te contar o que nos inspirou a criar a nova coleção — já vamos te adiantado que as manas intensas vão se encontrar. — São apenas 4 minutinhos de leitura, fica até o final. 😀

Ativando o modo #ZioHistoriadora

Tudo começa laaaá no século XVII, na região do atual Paquistão. A princípio, eram lenços de algodão estampados, utilizados como adorno na cabeça, principalmente pelos homens. O tempo foi passando e as bandanas começaram a se espalhar por diferentes culturas e regiões, com isso, as estampas e formas de uso também foram se reinventando. A história segue nos Estados Unidos, durante o século XVIII, em que as bandanas começaram a ser usadas pelos cowboys e vaqueiros como um acessório prático para proteger do suor e do vento. Vamos de plot twist? Segue o fio!

Moda, feminismo e bandanas: o encontro histórico

Em 1920, um dos principais estilistas franceses, Paul Poiret, criou uma primeira versão da bandana pensada para amarrar na cabeça das mulheres. E a partir daí o primeiro grande marco aconteceu. Em 1940 elas fizeram presença no cartaz “Rosie, a Rebitadora”, o icônico “We Can Do It” tem uma história muito peculiar, sendo criado pelo J. Howard Miller para incentivar as mulheres a trabalhar por patriotismo, ajudando seu país a vencer a guerra. Seu ressignificado veio nos anos 70, quando o feminismo ganhou força e o cartaz se tornou um símbolo de empoderamento feminino. Que história, né? Nada é mais icônico do que a boa e velha bandana.

Artistas que fizeram seu nome com as bandanas

E mais uma vez as bandanas se reinventam. Nos anos 60, o acessório foi adotado por Jimmy Hendrix, Janis Joplin e toda a galera do Woodstock. E assim, a bandana passa a fazer parte também da estética hippie muito presente até os anos 70.

It’s Rock And Roll, baby! Axl Rose, vocalista do Guns N‘ Roses, reinventou a forma de usar bandana, ele fez seu nome com o acessório nos anos 80 e 90. A cultura Hip hop também se faz muito presente quando se trata de bandanas. Na década de 90 o rapper Tupac Shakur, fez delas a sua marca registrada, só que dessa vez com os laços para a frente da testa.

Ao longo da história, o acessório se tornou um símbolo de estilo e expressão pessoal. Atualmente, é uma peça sem gênero e muito presente no mundo fashionista, com infinitas possibilidades de uso que vão desde amarrações no pulso, pescoço, cinto e até mesmo em bolsas.

Fotos: Reprodução e Pinterest

Tá… mas e a coleção, Zio?

A versatilidade do uso da bandana e o fato de que ela nos permite reinventar foi o que nos inspirou a criar a estampa principal dessa coleção. Ela foi elaborada com a ideia de sobreposição de retalhos e aquela memória afetiva de colcha costurada por quem amamos para sempre nos lembrar de que os “retalhos da nossa história” é todo um conjunto lindo de quem nos tornamos e de que podemos nos reinventar quando necessário sem deixar de lado o que realmente importa.

E é claro que não deixaríamos o zodíaco de fora. Cada bandana estampada representa um signo, fazendo com que você leve consigo a energia cósmica por todos os lugares que passar.

Além disso, nossa nova coleção chegou com muitas peças chave para te acompanhar em todas as ocasiões:

Deu pra notar ela traz muita versatilidade, né?! Vestidos que podem ser usados com jaquetas e coturnos, ou com uma sandália confortável para um rolê diurno. Conjuntinhos de jaqueta e saia que podem ser usados com meia-calça nos dias mais frios. Além disso, os cortes e modelagem trazem o conforto que todos os corpos merecem ❤️

Alô bruxas e fadas de plantão, precisamos falar sobre essas estampas místicas

Em meio a gatinhos, cogumelos e plantas, as camisetas da nova coleção estão mais místicas do que nunca! Pensamos em estampas que unissem diversão com estilo, trabalhamos desenhos bem coloridos, porém com tons que são versáteis e podem ser facilmente adaptados com peças de outras cores. E não para por aí, o queridinho de vocês, também conhecido como “tule”, está presente na coleção com blusa de manga comprida estampada com as fases da lua sobrepostas, bem mística do jeitinho que vocês amam. Sem dúvidas, são propostas super fashionistas que não podem ficar de fora do seu guarda-roupa.

Um novo ciclo começa agora

Como você viu, a coleção Memórias vem para despertar em você a vontade de iniciar novos ciclos, sabendo visitar as boas lembranças do passado sem deixar de viver o presente. As peças são um convite para que você possa ressignificar as suas lembranças, as energias que elas trazem, unindo o melhor de tudo isso e relevando a mulher incrível que habita em você. Acreditamos que o resgate de todas essas lembranças nos ajudam a reconectar-nos com nós mesmos! Fica aqui o nosso recado final: se sintonize com o que é atemporal, se reinvente e tenha consigo toda a liberdade de ser quem quiser. A Coleção Memórias te acompanhará em cada descoberta, lembrança e fase. Preparada? O novo ciclo te espera!

BÔNUS

Não acabou não! Você que leu até o final tem um lugar especial no coração da Zio. Apresentamos o Moodboard da coleção, um guia para você se reinventar quantas vezes quiser.

A Coleção Memórias está completa e disponível aqui no site: www.ziovara.com.br