Corre aqui que o assunto de hoje é sobre os gatíneos que tanto amamos! Dizem por aí que eles são um poço de mistérios e nós resolvemos desvendar tudo.

A relação com os humanos não é recente, tudo começou no Antigo Egito, onde os gatos eram associados a deusa da Lua, Pasht, nome derivado da palavra “puss”, que significa “bichano” em inglês.

As representações da deusa Bastet também sempre estiveram associadas os felinos, sua imagem era trabalhada com uma gata preta ou com a cabeça de uma felina. Por conta dessas ligações, os bichanos eram adorados e quando morriam, eram mumificados e os donos demonstravam o luto raspando as sobrancelhas.

Os gatos também possuíam função primordial de caça e eliminação de ratos para os agricultores em suas plantações de cerais. Mas, alguns motivos fizeram eles passar de adorados para perseguidos.

Xô, gato!

Parece mentira, mas, com a chegada da Idade Média, a igreja católica passou a perseguir todas as religiões pagãs, ou seja, aquelas que possuíam rituais diferentes da sua, isso incluía as deusas mencionadas acima e aquelas consideradas bruxas, que na verdade eram curandeiras.

Por estarem sempre com os felinos por perto, eles passaram a ser vistos como sinônimos de maus espíritos e eram queimados junto com essas pessoas perseguidas pela Santa Inquisição.

Pronto, foi aí que surgiu o preconceito contra os gatíneos e muitos mitos que, infelizmente, existem até hoje como: “gato preto dá azar” e “eles são traiçoeiros”.

As verdades sobre eles

Só quem tem gatos sabe o quanto eles são amigos, companheiros, inteligentes e encantadores. Cada um tem sua forma de demonstrar carinho, o importante é saber identificá-la e aproveitá-la!

A ideia de que são traiçoeiros é mito. O que acontece é que os felinos são muito sensíveis mediante a mudanças e acontecimentos inesperados, podendo assim, ter algumas reações bruscas. Por isso é tão essencial conhecer os comportamentos do seu gatinho.

São animais independentes e totalmente limpos, mas necessitam de atenção e cuidado como os demais, inclusive é importante manter o espaço deles sempre limpo e organizado.

Foto via Pinterest

Esses bichanos são muito especiais, já reparou na forma de olhar? Eles captam tudo ao redor e, o tempo todo, filtram as energias negativas do ambiente. Observe como dormem bastante, esse é o momento em que eliminam toda energia acumulada.

Eles são bem sensitivos, é fácil saber como anda a energia de uma pessoa, se os gatos se aproximam dela para receber carinho, pode ter certeza que é uma pessoa do bem.

Zio, eu quelo! Como faço?

Antes de ir correndo comprar, que tal pensar em adotar? Quando você adota um animalzinho, você está salvando um ser de possíveis maus tratos, perigos da rua e realiza um ato de amor incondicional!

Para receber um gatinho em sua família, é importante se atentar aos gastos, pesquise e converse com pessoas que já tenha, para ter certeza que conseguirá cuidar com total dedicação.

Nova coleção da Zio com ícones de Felinos.

Ao adotar, seja de uma ONG ou da rua, é importantíssimo levar ao veterinário para realizar um checkup completo, garantindo que está tudo bem ou se necessita de tratamentos.

Tenha paciência em relação a adaptação, como mencionamos, eles levam mais tempo para se acostumar com mudanças, aproxime-se aos poucos e deixe que o bichano de habitue, em seu tempo, no espaço e com todos a sua volta.

Os felinos são completamente apegados aos seus tutores, apesar de sua personalidade forte e independente. Adotando um, tudo o que receberá é muito carinho e gratidão do mesmo.

Tá tudo dominado!

Conquistaram o mundo, nosso coração e a internet. Eles sabem muito bem tornar nosso dia mais feliz e a gente ama os memes dos bichanos né, mana? Fica difícil eleger somente um para chamar de “meu preferido”.

Ahhh… não é novidade que há muito tempo também dominam nossas coleções. E tinha como ser diferente? Esses felinos só nos proporcionam coisas boas!

Somos Team Felinos hoje, amanhã e sempre. Tá com a gente nessa? Tá esperando o quê pra ir lá no site conferir as novidades em bichanos?