Sabe aquele momento em que você vai para algum canto da casa para ficar sozinha e chorar escondida de tanto se sentir cansada e insegura?

Já se pegou falando com você mesma e se cobrando após gritar com seu filho por algo bobo, se sentindo culpada, afirmando que não conseguiria, que não tem capacidade e que não é uma boa mãe?

Em algum momento se sentiu sozinha mesmo estando em meio a uma multidão? Ou então desistiu de sair de casa ao olhar no espelho e não se sentir bem consigo mesma ou chateada pelo fato da sua calça preferida não estar servindo? Leia isso com atenção e guarde bem: você não está sozinha!

Vamos desromantizar a maternidade?

Tem muita coisa sobre a maternidade que a mídia e as fotos bonitas de mães com seus filhos não contam. A sociedade geralmente acredita que a parte mais difícil da maternidade é a gestação, mas só quem vive sabe.

Abrigar uma vida dentro de si é desafiador, mas não para por aí. Após o parto, a maternidade real começa a existir. Se você é mãe e está ou já esteve sob diversas pressões, saiba que você não passa por isso sozinha!

Mãe-solo, mãe de primeira viagem, mãe de 2, mãe de 3, entre tantas, cada uma do seu jeitinho, em algum momento já passou pela beleza, exaustão, medo, insegurança e dificuldades do maternar.

A falta de rede de apoio, o julgamento de que mãe é quem gera e é a única pessoa responsável pela educação da criança. O querer estar disponível e dar conta de todos os afazeres domésticos e funções profissionais. Tudo isso nos mostra que maternidade é algo incrível e ao mesmo tempo desafiador e, muitas vezes, exaustivo.

Mas, você precisa entender…

Você é suficiente. Você é admirável. Você é a melhor mãe que seu filho poderia ter. Você tá indo muito bem. Você inspira muitas pessoas. Sua entrega é tão linda!

Talvez hoje você precisou deixar seu filho com alguém para ir trabalhar e tudo bem, você não é uma péssima mãe por isso, sem dúvidas, no momento em que está presente fisicamente, você se entrega por inteira.

Se você chorou acreditando que não é suficiente e que não tem capacidade para ser mãe, pare um momento e comece a enxergar o quanto você tem dado conta, do quanto é forte! Você é humana e nem sempre dará conta de tudo, assim como todos.

Não existe um modelo de mãe perfeita, muito menos um manual único de como deve criar os seus filhos. Por isso, não se autodestrua a cada momento que falhar ou achar que não está indo bem. Só você sabe o que enfrenta. Aprenda a celebrar sua dedicação e força diária.

Criar um filho não é uma tarefa fácil e romântica, a vida de uma mulher muda em muitos aspectos quando se torna mãe, o amor incondicional existe, mas os diversos desafios também.

Por isso, separamos alguns livros para serem como abraços e para te ajudar de alguma forma a passar por cada percurso da vida de ser mãe:

  • Mãe Fora da Caixa – Thaís Vilarinho

Esse não é só um livro de relatos de vivências maternas, é também um abraço de cura. A autora fala sobre maternidade real, fazendo qualquer mãe se sentir representada, acolhida e impulsionada. 

Uma excelente opção para quem está vivendo ou quer saber mais sobre o período do puerpério.

  • Maternidade: Um Romance – Sheila Heti

Com uma narrativa provocativa e aquela pitada de humor, a escritora Sheila reflete sobre as vantagens e desvantagens para uma mulher que decide se tornar mãe e toda a influência que a sociedade tem sobre a maternidade.

  • Extraordinário – R. J. Palacio

O livro narra a história de August Pullman, o Auggie, que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial severa. A narrativa aborda assuntos relevantes a qualquer família como bullying, aceitação e amor-próprio.

  • As alegrias da maternidade – Buchi Emecheta

A autora narra a história de Nnu Ego, que sempre teve o sonho de ser mãe para então ser uma “mulher completa” e que acaba sendo enviada para um homem na Nigéria. Lá ela se submete a condições precárias de vida e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos, sob forte influência do patriarcado, principalmente por conta da colonização.

  • O que é que ele tem – Olivia Byington

A autora Olivia Byington conta o próprio relato e experiência de maternidade, mãe de 4 filhos, ela aborda com mais ênfase todas as dificuldades, obstáculos e preconceitos vividos com o seu filho mais velho, João, que nasceu com a chamada Síndrome de Apert, responsável por causar um desenvolvimento anormal do crânio.

Seu maternar é uma potência!

As coisas não vão dar certo o tempo todo, não existe certo ou errado, então pare de se comparar e de se frustrar em busca da perfeição.

Com 3 mães aqui na Zio, aprendemos que maternidade é construção e não tem ninguém que saiba melhor sobre nossos filhos do que nós mesmas, e quando enxergamos dessa forma, passamos a ficar menos dependente de pitacos, julgamentos e conselhos tóxicos.

O nosso desejo de mudar o mundo se torna ainda mais forte e carregado com todas essas questões que lidamos e compartilhamos no dia a dia. Mana, nossa maternidade é uma potência, nunca se esqueça disso.

Não deixe de enviar esse texto para as mães que você conhece, talvez seja tudo o que elas precisam hoje.

Alguns perfis de mães que nos inspiram nas redes sociais: @fernandawitwytzky @andressareiis @depoisquepariduas @elisamasantosc @tatahfavero @luabarrosf @camilamariahh @rafabrites

E não podemos deixar de citar a Camila, nossa modelo das fotos de Dia das Mães da Ziovara. A Camila é empreendedora, consultora de moda, taurina, super colorida e mãe da Georgia, a bebê mais fofa que você vai ver hoje.

Vem ver todas as novidades em nosso site e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: www.ziovara.com.br