Desde que o mundo é mundo, vivemos em uma eterna dualidade. Para existir a luz, é preciso existir a sombra. Para existir o dia, a noite também precisa acontecer. Da mesma forma, o caos e a calmaria caminham lado a lado, mas temos o livre arbítrio de escolher por onde trilhar. É impossível fugir das dualidades da vida, então, que tal vesti-las de corpo e alma e vivenciar todas as possibilidades que o mundo pode nos proporcionar? É isso que a Nova Coleção Borbometa traz e hoje você vai conhecer a essência de tudo isso. Já vamos logo avisando que a Zio está no mood filósofa, então vem com a gente nessa leitura de cinco minutinhos.

Caos e Calmaria: de mãos dadas para que a nossa vida possa existir

Primeiro você precisa entender um conceito que permeia a ciência, a física e até mesmo a filosofia. Sim, estamos falando sobre a teoria do caos, já ouviu algo sobre?

A teoria do caos é uma espécie de “lei do Universo” que surgiu por meio de um meteorologista e suas análises sobre pequenas variações dos equipamentos e como elas influenciavam no resultado da previsão do tempo. Ela é sustentada com a ideia de que mesmo as pequenas mudanças que podem parecer insignificantes, têm o poder de causar grandes consequências para a vida. Um fato curioso sobre é que, em meio aos cálculos feitos para desvendar a teoria, foi notado que o modelo era semelhante com as asas de uma borboleta.

“O efeito borboleta é real, mas é difícil de detectar. Para torná-lo perceptível, podemos imaginar um experimento com uma máquina do tempo. Você volta no tempo e muda uma pequena coisa inconsequente, como a posição de um único átomo. Então, quando você avança novamente para o presente, praticamente tudo mudou muito, de uma maneira aleatória.” Ray Bradbury, professor de Física do Instituto Stanford.

Tá achando tudo isso uma doidera? Mas é mesmo! Isso nos faz perceber que a vida é uma grande loucura e que sempre estaremos entre o caos e a calmaria. O importante é saber que cada fase que vivemos é necessária para nossa evolução e que, mesmo em meio ao caos, é possível evoluir e encontrar nosso ponto de equilíbrio, ou seja, nossa calmaria.

Sim, mana, existe um pouco de natureza em tudo o que fazemos

Se você olha para a natureza com um olhar desbravador – quase como uma Dora Aventureira, rs – então vai querer saber disso.

A natureza é composta do micro para o macro. Isso significa que coisas muito pequenas são responsáveis por compor coisas muito grandes. Aqui vai um belo exemplo sem pudores: para você ser essa grande gostosa hoje, teve de haver um agrupamento de milhões de células microscópicas para formar o seu corpo. No entanto, temos uma certa tendência a desvalorizar o que é menor e achar que só os grandes momentos ou grandes conquistas merecem nossa celebração. Mas o fato é que nos pequenos detalhes e nas entrelinhas estão as coisas mais valiosas.

Ainda seguindo essa linha de raciocínio de valorizar os pequenos detalhes, se você é uma #ZioLover sabe que nós somos encantadas por borboletas e sempre damos um jeitinho de estampá-las em nossas peças, assim como na nova coleção BorboMeta. Mas não é atoa que nós temos esse apreço pelas borboletas. Afinal, elas são seres tão excêntricos que possuem significados dentro da psicologia, na mitologia e até mesmo na bíblia.

Há quem diga que as borboletas são mensageiras espirituais, pois todo seu processo de metamorfose, é capaz de nos trazer reflexões sobre as transformações que surgem ao longo da vida. Não dá para negar que a borboleta é um animal de poder, por isso, a nova coleção traz estampas de diferentes espécies de borboletas, para te lembrar de sempre se transformar e se renovar.

Entre a filosofia e a tendência, ficamos com as duas!

Não é nenhuma novidade que as borboletas estão em alta no mundo da moda. A geração Z veio com a tendência Y2K (clique aqui para ler o artigo sobre Y2K) e trouxe a trend de volta que rapidamente caiu no gosto das fashionistas. Nós já falamos sobre isso anteriormente, então se quiser ler mais sobre o assunto depois que terminar esse blog, é só abrir uma nova guia clicando aqui.

Bateu uma curiosidade de saber como estão as estampas de borboleta dessa nova coleção? Calma, chegou o momento! Para a coleção BorboMeta, trouxemos estampas que mesclam borboletas com outros animais e símbolos místicos. As cores também são um diferencial, levando tons vibrantes que dão um ar psicodélico e nostálgico, mas ao mesmo tempo futurista e surrealista.

Por falar em futurismo… em tempos de metaverso, o que é realidade?

Certamente você já ouviu falar em Metaverso, que nada mais é do que um universo virtual, compartilhado e hiper-realista. O metaverso é uma experiência que faz com que as pessoas se sintam presentes em um ambiente virtual. Mas afinal, o que é realidade dentro disso tudo? Aqui vamos dar continuidade ao mood #ZioFilósofa e aproveitar para te dar uma mega indicação.

O filme  “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” aborda o metaverso de uma forma intrínseca, onde a personagem principal se vê em meio ao caos da vida adulta e de repente entra em um mundo paralelo onde vivencia outras possibilidades para sua vida. Mesmo após essa experiência imersiva, a personagem compreende a importância de aproveitar a vida real, como ela é, mesmo com mil defeitos e muito, mas muito caos. Se você gosta de filmes com boas histórias e reflexões, não deixe de assistir esse! 

Se vestir, não se esqueça

Quando pensamos em uma nova coleção, tudo precisa ter significado. Não basta apenas ser uma estampa bonita ou um corte que entrou para a trend da moda.
Tudo, absolutamente tudo, precisa ser feito com sentido e sobretudo, com amor. Por isso, ao vestir uma das peças da coleção BorboMeta, não se esqueça de tudo o que leu até aqui. E se você pensou: “Nossa, Zio, como você quer que eu me lembre de todo esse textão?”
Aqui vai um pequeno recorte de tudo o que falamos para você levar pra vida:

Seja sempre uma borboleta se metamorfoseando em meio ao caos, mas tenha a calmaria dentro de você e entenda que mesmo com todas as possibilidades do mundo – real e virtual – o que é seu, sempre te encontrará e a sua jornada será fruto de tudo que você acreditar.

Se identificou? Não deixe de conferir as peças que já estão disponíveis no site e entre para o clube das que viajam nas ideias mas sabem do que estão falando. Clique e confira a coleção BorboMeta.